Imagem capa - Buffet para o seu evento: quem contratar, tipos de buffet e o que servir. por Tony Duarte
Dicas para DebutantesDicas para NoivasFotografia

Buffet para o seu evento: quem contratar, tipos de buffet e o que servir.

Não importa se seu evento é um casamento, 15 anos, formatura ou aniversario, o planejamento e confiança do profissional da área de alimentação é um quesito muito importante. É por isso que cada vez mais, esta se tornando comum a contratação de um cheff que faça este serviço de buffet para organizar seu evento. Mesmo que você tenha que fazer algumas escolhas do cardápio, se for fazer buffet de comida, finger food ou coquetel, você também deve pensar no que seus convidados gostam ou até mesmo o que podem comer (tem algumas pessoas que são alérgicas á alguns alimentos, tem intolerância a lactose ou vegetarianos). Pensando nisso, vamos te ajudar a planejar essa etapa do seu evento. Como já havia comentado no post anterior, eu Djenifer(Noiva do Fotógrafo Tony Duarte), estou organizando o meu casamento e essa etapa até que esta tranquila, pois já sabíamos qual profissional escolher e qual a sobremesa colocar, mas o cardápio minha gente, tive que pensar bem, pois tenho convidados alérgicos a frutos do mar e tenho amigos e padrinhos vegetarianos.


Então vamos começar?


1 - Como escolher o profissional responsável pelo buffet:

O primeiro passo é fazer uma lista dos profissionais que você conhece ou que lhe indicaram. Depois você decide qual o tipo de buffet que você quer para o seu evento. Após fazer isso, você começa a marcar as reuniões e fazer as degustações da comida. Detalhe: se você nunca comeu a comida deste profissional, faça a degustação! Você deve saber qual a qualidade, qual o tempero que será utilizado e claro, você deve conversar e sentir confiança no profissional. Após escolher o cheff ou cozinheiro e o estilo do buffet, vocês devem montar o cardápio. Sempre lembrando da sua lista de convidados que podem ter alguns exceções quanto a alimentos.


2 - Tipos de Buffet:

Você deve pegar um buffet e um modelo de cardápio de acordo com o seu evento. Se for um publico mais jovem, o estilo finger food seria o ideal, pois os jovens pouco comem em festas. Se for convidados que comem bem, você pode partir para o buffet de comida. Também deve levar em conta o horário do seu evento. Se for uma casamento mais cedo, talvez um finger food ou coquetel, 15 anos também vai nessas escolhas, mas se seu evento for a noite, você pode definir uma entrada, o buffet e uma sobremesa. Lembrando que você ainda tem a torta e mesa de doces, então não precisa exagerar muito na sobremesa.


3 - Cardápio Buffet de comida:

Ao montar seu cardápio pense bem no que você vai colocar e também nos seus convidados, como disse antes, alguns podem ser alérgicos, intolerantes ou vegetarianos. Pense: Você deve ter uma entrada para os convidados "beliscarem" enquanto não é servido o jantar. Além da escolha da entrada, você deve escolher as saladas, guarnição, as carnes e as sobremesas, mas todo o cardápio deve ter coerência, e o profissional poderá lhe ajudar.


4 - Cardápio de Finger food:

O finger food significa "comer com as mãos". São mini porções, tipo um rodizio, cada vez que o garçom passa ele trás uma mini porção diferente. São todos os pratos servidos em cumbucas, copinhos, pratos pequenos, palitos que são fáceis de comer. A ideia desse cardápio, é não precisar montar uma mesa cheia de talheres e pratos, para que os convidados possam degustar as comidas servidas e assim gera a curiosidade do próximo prato. Mas lá vem a pergunta: O que pode ser servido neste estilo de cardápio? Você pode servir risoto, escondidinho, espetinho, alguns salgados, mix de saladas entre outros. Ahhhh, e a sobremesa em pratada, que tal um petit gateau?


5 - Cardápio de Coquetel:

O coquetel deve ser servido quente! Já fui em vários eventos que os salgados não eram aquecidos e o pessoal comeu frio. Ressalto isso porque nos coquetéis os salgadinhos são fritos ou assados bem antes do evento, então converse com quem vai fazer o cardápio do seu evento para aquece-los antes de servir para os convidados. Neste estilo de cardápio pode ser servido mini hambúrgueres, espetinho, sanduíches, canapés, docinhos, entre outros tipos de doces e salgados. A pessoas responsável pelo buffet vai colocar e vai repor os doces e os salgados na mesa separada para eles. Assim seus convidados podem pegar seus pratos e servir somente o que vão comer, sem gerar desperdício.

Qual a quantidade por pessoa? Normalmente o cálculo é de 14 salgados e 10 doces por pessoa e 1 litro de refrigerante, água ou suco. Mas claro, sempre calcule para mais, melhor sobrar do que faltar não é mesmo?


6 - Buffet do meu casamento!!!

Bom, nós optamos pelo buffet de comida. Escolhemos um cheff que tem um restaurante em Novo Hamburgo e a comida é maravilhosa. Ele faz os três tipos de cardápio citados neste post e todos são uma delicia. Vou colocar abaixo o meu cardápio e o nome dele caso você tenha interesse de marcar uma reunião com ele para o seu evento. 

Nós Recomendamos esse Cheff, pois é de uma simpatia impar e de uma qualidade sem igual. 

Facebook do Cheff Antonio: https://www.facebook.com/antonio.gondim.54



Cheff Antonio Gondim


Espero que você esteja gostando das dicas e de saber como estou lidando com cada item do nosso grande dia!

                                                                                                      Um grande abraço e beijinhos da Djeni.